Rumo ao Itamaraty

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sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Introdução à Microeconomia e Demanda do consumidor

Ufa, entre um atendimento e outro aqui no Banco do Estado de Sergipe encontrei um tempo para fazer esse post muito importante sobre Microeconomia o qual intitulei lesson one que fala sobre a Demanda do consumidor, primeiro assunto do conteúdo de economia. Será a primeira lição sobre microeconomia, matéria que não gosto muito, mas como dizem: "Temos que estudar tudo mesmo não gostando". Bom, chega de blá blá blá e vamos ao que interessa. Vejo que o blog ainda não está muito divulgado, então espero que a assessora de marketing Wilma,-espero que ela não fique chateada com a brincadeira-consiga entrar em contato com mais pessoas.




Introdução à Microeconomia


Microeconomia é o ramo da ciência econômica voltado ao estudo do comportamento das unidades de consumo ( indivíduos e famílias ); ao estudo das empresas e ao estudo da produção de preços dos diversos bens, serviços e fatores produtivos.Teoria elementar do funcionamento do mercadoCostuma-se definir a procura, ou demanda individual, como a quantidade de um determinado bem ou serviço que o consumidor estaria disposta a consumir em determinado período de tempo. É importante notar, nesse ponto, que a demanda é um desejo de consumir, e não sua realização. Demanda é o desejo de comprar.A Teoria da Demanda é derivada da hipótese sobre a escolha do consumidor entre diversos bens que seu orçamento permite adquirir. Essa procura individual seria determinada pelo preço do bem; o preço de outros bens; a renda do consumidor e seu gosto ou preferência.A Demanda é uma relação que demonstra a quantidade de um bem ou serviço que os compradores estariam dispostos a adquirir a diferentes preços de mercado. Assim, a Função Procura representa a relação entre o preço de um bem e a quantidade procurada, mantendo-se todos os outros fatores constantes.Quase todas as mercadorias obedecem à lei da procura decrescente, segundo a qual a quantidade procurada diminui quando o preço aumenta. Isto se deve ao fato de os indivíduos estarem, geralmente, mais dispostos a comprar quando os preços estão mais baixos.


Tabela 1

Assim se torna fácil a observação de que as relações preço - quantidade são inversas.Enquanto a relação da demanda descreve o comportamento dos compradores, a relação da oferta descreve o comportamento dos vendedores, evidenciando o quanto estariam dispostos a vender, a um determinado preço.Os vendedores possuem uma atitude diferente dos compradores, frente aos preços altos. Se estes desalentam os consumidores, estimulam os vendedores a produzirem e venderem mais. Portanto quanto maior o preço maior a quantidade ofertada.A Função Oferta nos dá a relação entre a quantidade de um bem que os produtores desejam vender e o preço desse bem, mantendo-se o restante constante.

Tabela 2


Pela tabela é possível perceber que as quantidades ofertadas aumentam à medida que os preços aumentam. São diretas as relações preço - quantidade.O equilíbrio da oferta e da procura num mercado concorrencial é atingido com um preço que faz igualar as forças da oferta e procura. O preço de equilíbrio é aquele com o qual a quantidade procurada é precisamente igual à quantidade oferecida.Como se disse , a quantidade de um produto que os compradores desejam adquirir depende do preço. Porém a quantidade que as pessoas desejam comprar depende também de outros fatores.Relação entre as quantidades demandadas e o preço dos bens: levando-se em conta apenas o preço do bem observa-se quando a demanda aumenta ocorreu uma diminuição no preço; quando ele diminui é um resultado de um aumento do preço.Relação entre a procura de um bem e o preço de outros bens:A ) aumento no preço do bem Y acarreta em aumento na demanda do bem X: isso significa que os bens X e Y são substitutos ou concorrentes. Um exemplo é a relação entre o chá e o café.B ) aumento do bem Y ocasiona a queda da demanda do bem X: os bens em questão, nesse caso, são complementares. São bens consumidos conjuntamente, como o café e o açúcar.Relação entre a procura de um bem e a renda do consumidor:A ) Bem Normal: são aqueles cuja quantidade demandada aumenta quando aumenta-sea renda.B ) Bem de luxo: ao se aumentar a renda a quantidade demandada aumenta em maior Proporção.C ) Bem de primeira necessidade: ao se aumentar a renda a quantidade demanda se Mantém inalterada pois, ao se tratar de algo de primeira necessidade já fazia parte das antigas aquisições do indivíduo.D ) Bem inferior: são aqueles cuja quantidade demandada diminui quando a renda aumenta. Geralmente são vens para os quais há alternativas de melhor qualidade.Até agora se viu como os deslocamentos da demanda e oferta afetam os preços. O conceito de elasticidade - preço nos permite uma maior compreensão do sistema de preços e das reações observadas no mercado.A elasticidade é a relação entre as diferentes quantidades de oferta e procura de certas mercadorias em função das alterações verificadas em seus respectivos preços.Seguindo-se esse conceito as mercadorias podem ser classificadas em bens de demanda elástica ou inelástica.Os bens de demanda inelástica são os de primeira necessidade, indispensáveis à subsistência do consumidor.Os bens de demanda elástica são aqueles que não são indispensáveis à subsistência do consumidor. Assim são, geralmente, os bens de luxo.Alguns fatores que influenciam a elasticidade da demanda da demanda seriam a existência de substitutos ao bem, a variedade de usos desse vem, o seu preço em relação ao uso global dos consumidores e o preço do bem em relação à renda dos consumidores.Para um vendedor faz realmente muita diferença o fato de ser elástica ou não a demanda com a qual ele se defronta. Se a demanda for elástica e ele reduzir o preço, obterá mais receita. Por outro lado se a demanda for inelástica e ele reduzir o preço obterá menos receita.


Para saber mais:Samuelson e Nordhaus. Economia, Editora Mc Graw Hill, 12 edição.Dornbusch, Rudiger e Fischer, Satnley. Macroeconomia, Makron Books, 5 edição.Pindyck, Robert S. e Rubinfeld, Daniel L.. Microeconomia, Makron Books.

Livro que recomendo: Título: Livro - Microeconomia. Título Original: Subtítulo: Autor: Hal R. Varian. Tradução: Editora: Campus.

Dica: Muitos livros do conteúdo programático do CACD estão, na íntegra, no site google scholar, quem tiver interesse Take a look!!
Carlos André Almeida da Silva

4 comentários:

  1. Opas!

    Já to estudando o conteúdo postado. Só duas dúvidas:

    a tabela dois seria de oferta de maçãs, sim?!
    o que é uso global dos consumidores?

    Valeu, Carlos, abraço!

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  2. Muito Bom, vi isso na faculdade, vou me aprofundar mais....valeuuuuu

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  3. Olá,
    Se precisarem de alguma ajuda específica, entrem em contato! Preparo alunos para o CACD há mais de 3 anos.
    abraços,

    www.economiadvd.blogspot.com

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  4. curso de economia em Curitiba PR
    Introdução à Economia
    - Noções de Macroeconomia
    - Noções de Microeconomia
    - Economia Internacional
    - Economia Brasileira


    Prof. Dr. Armando João Dalla Costa
    Coordenador do Curso de Ciências Econômicas
    Universidade Federal do Parana

    TEL 41 30782766

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